Alunos de Placas mais uma vez fazem ENEM em Uruará e Rurópolis

No ultimo final de semana dias 05 e 06 de Novembro de 2016, centenas de alunos de Placas se deslocaram para os município de Uruará e Rurópolis para realizar a prova do ENEM - EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO. Mais uma vez estudantes Plaquenses tiveram que percorrer os 60 Quilômetros de estrada para uruará ou os 90 Quilômetros para Ruropolis para a realização do da prova.
Mas como regra, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) busca colocar os alunos em escolas a até 30 km da residência do candidato, essa regra não vale para os estudantes do município de Placas.
Até hoje eu não compreendi porque o ENEM não é realizado no município de Placas, não sei se é por falta de vontade política, por falta de dados, por falta de cobrança mas o fato é que alunos de Placas tem que sair do município para realização das provas.
O fato é que temos a obrigação de cumprir as leis federais, e o governo não cumpre sequer uma regra, e essa regra coloca em risco a vida de muitos cidadãos do município de Placas, além de aumentar consideravelmente as despesas dos alunos, que tem que arcar com passagens, estadia e fazer a prova em um município vizinho, um tremendo absurdo.
Sem contar o prejuízo do comercio local que perde arrecadação, e deixa de faturar nos Hotéis, restaurantes, postos de gasolina, bares, lanchonetes e lojas locais, pois o fluxo de consumo dos alunos nesse dia fica focado nos municípios de Uruará e Rurópolis.
Conversei com Estudantes de Placas que realizaram a prova em uruará, e os mesmos informaram que a prova foi boa, não teve problemas nas escolas em que realizaram e que a viagem de ida e volta foi tranquila, alguns alunos se deslocaram de moto e carro próprio, outros foram de ônibus e micro-ônibus rodoviário, e a prefeitura disponibilizou um ônibus também para ajudar no deslocamento de alguns alunos.
Agora é torcer para que a grande maioria tenha êxito e que consigam uma vaga no ensino Superior garantindo assim um futuro melhor.
O Gabarito só sai na próxima quarta feira(09), mas os alunos já podem conferir gabaritos extra oficiais na internet como esse do G1 CORREÇÃO DA PROVAS DO ENEM 2016.

Comentários

  1. Realmente.Muitos não fazem porque não tem condições financeiras de arcar com os custos de estadia,alimentacao e passagem e perdem essa grande oportunidade de ingressar no ensino superior.

    ResponderExcluir
  2. Realmente.Muitos não fazem porque não tem condições financeiras de arcar com os custos de estadia,alimentacao e passagem e perdem essa grande oportunidade de ingressar no ensino superior.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas

Jogador Placaense Danubio Silva é contratado pelo Dynamo Dresden da Alemanha

Homicidio na Trasamazônica ajudem a identificar esse rapaz

Tragédia em Trairão: Gravíssimo acidente entre micro-ônibus e carreta deixa mortos e feridos.

Acidente Fatal na Ponte do Rio Cuaruauna

Corpo aguarda reconhecimento no hospital municipal de Placas