Cada vez menos jovens querem ser professores no Brasil

Hoje ao pela manhã ao assistir o telejornal Bom Dia Brasil, uma reportagem me chamou a atenção, a matéria com o título "Cada vez menos jovens querem ser professores no Brasil" é a prova da desvalorização da categoria a nível nacional, e o dado a seguir que afirma que só 2% dos alunos do ensino médio querem cursar Pedagogia. É preciso aumentar salários e oferecer plano de carreira e cursos de formação.

No município de Placas os servidores da Educação vivem um dilema que é desestimulante para a categoria, onde os Concursados tem Plano de Carreira progressão, hora pedagógica e remuneração de acordo com o que estabelece o Teto nacional. E os contratados além de não terrem nenhum desses direitos e receberem um salário bem abaixo da média, são demitidos nos meses de Julho, Dezembro, Janeiro e metade do mês de fevereiro. Essa é a barreira que separa a categoria e desestimula os profissionais da educação no município.

Esse também será o principal desafio da próxima gestão municipal, que prometeu regularizar e equiparar os salários de toda a categoria, cabe agora aguardar o resultado final e saber se foi apenas promessa de campanha ou se a categoria da Educação vai ter a valorização que merece.

Logo abaixo tem um trecho da matéria veiculada na rede globo na manhã desta quarta feira(12), e uma importante analise do jornalista Alexandre Garcia, sobre o fato.

"Este sábado (15) é Dia do Professor e cada vez menos jovens querem ser professores. Apenas 2% dos alunos do ensino médio querem fazer faculdade de Pedagogia. Nesse ritmo, vamos ficar sem professores no futuro. Se nada mudar, o futuro dessa profissão – e portanto dos nossos filhos - fica cada vez mais ameaçado.
 
Especialistas dizem que a saída para isso nem é tão difícil. Aumentar salários, criar um plano de carreira e desenvolver cursos de formação são ações que precisam ser colocadas em prática, para ontem."

Alexandre Garcia analisa a importância de valorizar o professor

"Um crime de lesa pátria, a falta de atenção a essa que é a prioridade máxima para a sobrevivência de um país", destaca o jornalista.

Comentários

Postagens mais visitadas

Jogador Placaense Danubio Silva é contratado pelo Dynamo Dresden da Alemanha

Homicidio na Trasamazônica ajudem a identificar esse rapaz

Tragédia em Trairão: Gravíssimo acidente entre micro-ônibus e carreta deixa mortos e feridos.

Acidente Fatal na Ponte do Rio Cuaruauna

Corpo aguarda reconhecimento no hospital municipal de Placas