Confira os feriados de 2016


Em minha primeira matéria de 2016 vou agraciar os meus leitores com dias felizes do ano de 2016, vamos calcular os feriados desse ano e vocês já podem ir fazendo as economias, e reservando um dindim para gastar nos feriados.
O Ministério do Planejamento divulgou nesta segunda-feira, no Diário Oficial da União (DOU) a lista dos dias de feriados nacionais e estabeleceu os dias de ponto facultativo no ano de 2016 para cumprimento pelos órgãos e entidades da Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional do Poder Executivo, "sem prejuízo da prestação dos serviços considerados essenciais".

Pela portaria, os feriados nacionais serão num total de nove dias e os pontos facultativos, cinco dias. Serão feriados nacionais para o Executivo federal:

1º de janeiro, Confraternização Universal;
25 de março, Paixão de Cristo;
21 de abril, Tiradentes;
1º de maio, Dia Mundial do Trabalho;
7 de setembro, Independência do Brasil;
12 de outubro, Nossa Senhora Aparecida;
2 de novembro, Finados;
15 de novembro, Proclamação da República;
e 25 de dezembro, Natal.

Já os dias de ponto facultativo serão: 8 de fevereiro, carnaval; 9 de fevereiro, carnaval; 10 de fevereiro, quarta-feira de Cinzas - até as 14 horas; 26 de maio, Corpus Christi; e 28 de outubro, Dia do Servidor Público.

Em Placas os feriados municipais serão:
26 de Setembro, Aniversário da Cidade.
12 de Outubro, Nossa Senhora Aparecida (Padroeira do Município)
28 de outubro, Dia do Servidor Público, (apenas para Servidores públicos municipais)
 
Em âmbito estadual o feriado será:

15 de agosto, Adesão do Pará.

O texto destaca que feriados declarados em lei estadual ou municipal serão observados pelas repartições da Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional, nas respectivas localidades. Também ressalva que os dias de guarda dos credos e religiões não relacionados na portaria poderão ser compensados, desde que previamente autorizado pelo responsável pela unidade administrativa de exercício do servidor.

A norma ainda proíbe os órgãos e entidades integrantes do Sistema de Pessoal Civil da Administração Federal de antecipar ponto facultativo em discordância com o que dispõe a portaria.

Comentários

Postagens mais visitadas

Jogador Placaense Danubio Silva é contratado pelo Dynamo Dresden da Alemanha

Homicidio na Trasamazônica ajudem a identificar esse rapaz

Tragédia em Trairão: Gravíssimo acidente entre micro-ônibus e carreta deixa mortos e feridos.

Acidente Fatal na Ponte do Rio Cuaruauna

Corpo aguarda reconhecimento no hospital municipal de Placas